Restauração em porcelana recupera dentes desgastados por bruxismo.

Restauração Em Porcelana Recuperar Desgastes Dentários Pelo Bruxismo Post Blog (1)
A restauração em porelana é a técnica ideal para recuperar dentes desgastados ou fraturados pelo bruximo. Conheça as indicações, vantagens e compare esta técnica com a restauração dental em resina e zircônia.

Restauração em porcelana, durabilidade para estética dental de impacto.

A restauração dental é o procedimento mais realizado em consultório odontológico. Da recuperação de dentes cariados e fraturados aos desgastes dentários provocados pelo bruxismo, esta técnica restauradora conta com diversos tipos de materiais que prometem simular todas as caractetísticas ópticas, de dureza e resistência presentes em dentes naturais – e, entre eles, a porcelana (cerâmica odontológica) é a que satisfaz à maioria das exigências do tratamento.

A restauração dental em porcelana, apesar das vantagens da técnica, ainda é pouco utilizada comparada à versão com resina composta do procedimento – e a principal causa para isto para mesmo ser o preço mais elevado do tratamento. Atualmente, seu uso dá-se nos procedimentos estéticos de impacto para transformação do sorriso, bastante popularizados através das lentes de contato dental. Entretanto, parece mesmo ser na recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo a principal indicação para o técnica.

Restauração Em Porcelana
Restauração em porcelana: resultados estéticos elevados acompanham alta contra desgastes e amarelamento dental.

Vantagens da restauração dental em porcelana na recuperação de dentes desgastados.

A restauração em porcelana traz inúmeras vantagens para fazer dela a técnica ideal para recuperar dentes desgastados pelo bruxismo. Entre elas, a mais interessante é a união do resultado estético elevado com a alevada resistência aos desgastes provocados pelo ranger dos dentes. Conheça as principais vantagens e indicações no uso da porcelana dentária para recuperar dentes desgastados ou fraturados pela ação do bruxismo:

✓ durabilidade elevada;

✓ estética marcante para dentes anteriores;

✓ maior resistência ao desgaste dentário pela ação do bruxismo;

✓ maior resitência a fraturas por impacto durante a mastigação;

✓ resistência elevada ao amarelamento e perda de brilho;

✓ risco menor para infiltração por cárie dentária;

Restauração Em Porcelana Dente Desgastado
Redução severa na estrutura dental é indicação para a restauração dental em porcelana.

Bruxismo é desafio na recuperação dos desgastes dentários.

O apertar e ranger inapropriado dos dentes é resultado do reflexo neuromuscular excessivo dos músculos envolvidos na mastigação (cabeça e pescoço) e caracteriza o bruxismo, uma problema dentário cada vez mais comum. Além das dores orofaciais e limitações à abertura da boca, o distúrbio também está associado a fraturas dentárias que, não tratado a tempo através de placas miorrelaxantes e modificação de hábitos, pode levar até mesmo a perdas dentárias.

O bruxismo é um dos principais motivos para frustrações em tratamentos odontológicos com restaurações dentárias, próteses dentárias fixas ou móveis e até mesmo implantes dentários em titânio. As causas para isso são as constantes fraturas que o distúrbio provoca nestes dispositivos, um problema que vem desanimando muitos pacientes acometidos pelo condição neuromuscular – e isso mesmo nos casos em que os sinais dentários da ação da condição são pouco visíveis.

A severidade com que o distúrbio aparece varia de indivíduo para indivíduo, indo desde leves desgastes dentários a até a severa perda de dimensão vertical da mordida. Para todos esses casos, o tratamento combinando prevenção e recuperação precisa levar uma série de fatores anatômicos, funcionais, musculares e até mesmo psicológicos para que os resultados terapêuticos sejam efetivos – motivos que fazem do distúrbio um desafio à recuperação de dentes desgastados.

O tratamento, passo a passo.

Ao contrário da técnica com resina composta, que necessita de apenas uma única consulta para realizar o tratamento, a restauração dental em porcelana exige duas consultas – espassadas em até 7 dias – para a finalização do procedimento. A principal diferença desta técnica é o uso de um laboratório de prótese dentária para a confecção da peça protética (restauração) colada diretamente ao dente em tratamento.

Conheça o passo-a-passo (já realizados os exames clínicos e radiográficos que constataram boas condições dentárias, e com tratamentos gengivais e para clareamento dental já efetivados, se necessários):

1a. consulta odontológica:

✓ remoção de restaurações dentárias antigas e estrutura dental manchada, escurecida ou infiltrada por cárie dentária;

✓ moldagens das arcadas dentárias;

✓ instalação de restauração provisória;

2a. consulta odontológica:

✓ remoção da restauração provisória;

✓ colagem da restauração em porcelana;

✓ polimento dentário.

Restauração Infiltrada On Lay Em Porcelana
Cerâmica odontológica: resistência, durabilidade e estética para recuperar dentes posteriores.

Restauração dentária em resina ainda é boa alternativa.

Apesar das quase insuperáveis qualidades de resistência à desgastes e amarelamento da porcelana odontológica, em diversas situações a técnica mais indicada para recuperar os danos provocados pelo bruxismo pode ser a restauração dentária em resina – o mais tradicional procedimento restaurador.

As indicações para o uso de resinas compostas na recuperação de desgastes dentários, independente da causa, dão-se nos casos em que a intensidade da força de apertamento e ranger dos dentes são leves e sem riscos para fraturas dentárias. Pequenas cavidades em dentes posteriores são indicações até mesmo mais precisas do que a versão em porcelana, desde que recuperadas com resinas reforçadas por cerâmicas ou alteradas para resistir ao atrito ou forças de impacção que podem alterar a anatomia original do material.

Já com relação à recuperação de dentes anteriores desgastados, é preciso cautela. Ao mesmo tempo que fraturas dentárias até mesmo extensas em dentes unitários podem ser recuperados pela restauração dentária em resina, danos à estrutura dentária causadas pelo bruxismoo trazem riscos elevados para fraturas constante da técnica resinosa

Restauração Dental Em Resina

Gostaria de compartilhar em sua rede social?

É só clicar no ícone ao lado para compartilhar

Site criado pela Eriansoft - Todos os direitos reservados.