Prótese dentária em porcelana tipo pôntico é alternativa ao implante.

Protese Dentaria Em Porcelana Substituir Implante Dentario 1038x576

Prótese dentária em porcelana tipo pôntico, cada vez mais atual.

Para muita gente, a ideia para parafusos de titânio fixados de forma permanente aos maxilares já provoca calafrios. Enquanto alguns culpam a cirurgia como a causa para a fobia ao tratamento, outros mal sabem explicar o receio pelo procedimento. É medo mesmo. E é exatamente para estes indivíduos que a prótese dentária em porcelana do tipo pôntico pode ser uma alternativa ao implante dentário ósseointegrado. Simples, durável e sem cirurgias.

A prótese dentária em porcelana é uma técnica fixa rigidamente unida aos dentes laterais às áreas com dentes ausentes. Nesta modalidade de tratamento é possível recuperar até três dentes ausentes, dependendo das condições dos dentes de suporte – perdas ósseas por doenças periodontal podem, por exemplo, contraindicar esta alternativa eficiente ao implante dentário.

Vista até há pouco tempo como um procedimentos obsoleto, a prótese dentária fixa em porcelana tipo pôntico conta com novos materiais para resultados estéticos marcantes e harmônicos. Não à toa, dentistas especialistas em prótese dentária de todo o mundo vêm indicando, cada vez mais, este tratamento que pode ser a solução para quem tem medo de passar pela etapa cirúrgica da instalação de implantes dentários – ou não possui condições ósseas locais e de saúde geral compatíveis com a técnica implantodôntica

Highly aesthetic emax pressed ceramic bidge / crown.
Prótese dentária em porcelana tipo pôntico (vista interna): peça protética com três dentes para substituir um único dente ausente é alternativa ao implante dentário.

Qual a diferença da técnica em pôntico das convencionais?

Diferente da coroa dentária ou jaqueta, que são técnicas individualizadas, na técnica em pôntico os dentes são confeccionados unidos – uma característica que, para muitos pacientes, é sinal de uso de instrumentos de higienização específicos que podem demandar maior tempo para limpeza.

A técnica em pôntico pode ser utilizada tanto em região anterior quanto posterior das arcadas dentárias. É comum, por exemplo, próteses dentárias fixas em pôntico com até seis dentes unidos entre si – neste caso, dois dentes naturais servem de fixação para recupear uma área com quatro dentes extraídos em área anterior das arcadas. De qualquer forma, é uma técnica simples à qual a maioiria dos indivíduos portadores de dispositivos protéticos já está familiarizada.

Prótese Dentaria Fixa Em Porcelana Dentes Anteriores Incisivos
Prótese dentária em porcelana tipo pôntico em região anterior: resultados estéticos marcantes.

Prós e contras da prótese dentária fixa em porcelana.

A prótese dentária fixa em porcelana é uma técnica até mesmo mais antiga que o implante dentário. Apesar disso, versões mais atuais dela trazem materiais tão estéticos quanto os utilizados em laminados cerâmicos, a técnica com lentes de contato dental e facetas de porcelana para transformações de impacto do sorriso.

Se por um lado a prótese dentária em porcelana é alternativa inteligente ao implante dentário dada a sua elevada durabilidade, simplicidade e resultados estéticos marcantes, por outro pode ser uma opção duvidosa quando desgastes dentários em excesso são exigidos para sua fixação. E para entender um pouco mais sobre a técnica do tipo pôntico, conheça as principais vantagens e desvantagens (prós e contras) deste tratamento:

prós:

✓  excelentes resultados estéticos;

✓  elevada durabilidade;

✓  tempo reduzido de tratamento;

✓  não requer cirurgia;

✓  simplicidade técnica

contras:

✓  cuidados adicionais para higienização;

✓  exige desgastes dentários nos dentes de suporte;

✓  sustituição do dispositivo.

Prótese Dentária Fixa Em Porcelana Pura Em Pôntico (1)
Prótese dentária em porcelana pura para recuperar área com quatro dentes ausentes: alternativa estética marcante para substituir implantes dentários.

Quando o implante dentário não pode ser realizado.

O implante dentário como alternativa à prótese dentária em porcelana do tipo pôntico é uma opção inteligente. É possível, em muitas condições, ao dentista especialista em prótese dentária confeccionar próteses fixas individuais sobre os dispositivos implantodônticos – facilitando a higienização oral ao permitir o uso do fio dental de forma semelhante aos dentes naturais.

Diversos fatores podem diminuir a taxa de sucesso do tratamento com implante dentário. Alguns deles podem até mesmo apresentar-se como contraindicações absolutas à técnica – nestes casos, a única opção à a prótese dentária em porcelana.

Por outro lado, procedimentos mais complexos como enxertos de gengiva e osso estão disponíveis para viabilizar a fixação e sobrevida dos implantes dentários, além de promover resultados estéticos mais naturais. Conheça as principais contraindicações absolutas e relativas desta modalidade de tratamento:

Contraindicações relativas (diminuem as taxas de sucesso do tratamento):

✓  diabete descontrolada;

✓  tabagismo;

✓  deficiência óssea;

✓  bruxismo severo;

✓ suscetibilidade à doença periodontal.

ontraindicações absolutas:

✓  pacientes em tratamento oncológico;

✓ determinadas doenças metabólicas;

✓ medicações como alendronatos.

Os tipos de prótese dentária em porcelana.

Qual delas é a melhor: prótese dentária em porcelana ou implante dentário? No dia-a-dia do dentista especialista em prótese dentária, esta é a pergunta mais ouvida – e, até certo ponto, ela faz sentido. E como se não bastasse a dúvida, também é preciso selecionar o tipo de dispositivo protético que será utilizado. Sem dúvida, muitas informações novas que precisam ser digeridas em um espaço curto de tempo.

Existem vários tipos de prótese dentária em porcelana. Enquanto a técnica conhecida como metalocerâmica é a mais utilizada, versões em porcelana pura ou zircônia trazem resultados estéticos marcantes e eliminam problemas como alergias ao metal de próteses dentárias fixas, gengivas escurecidas ou substituições frequentes causadas por retração gengival. Conheça os principais dispositivos protéticos para uso individual em coroas ou jaquetas dentárias ou ainda na técnica em pôntico protético:

prótese dentária metalocerâmica

Por trazer preço mais em conta, é também a mais utilizada. Com resultados estéticos satisfatórios e excelente durabilidade, apresenta como desvantagens os riscos para alergias ao metal em mulheres, acinzentamento de gengivas e danos estéticos ao sorriso quando do aparecimento de gengivas retraídas.

prótese dentária em porcelana pura

Confeccionada com materiais semelhantes aos utilizados em facetas dentárias laminadas como lentes de contato dental e faceta de porcelana, são as que oferecem os resultados estéticos mais marcantes. Antes disponível apenas na técnica em coroa dentária, já pode ser indicada para recuperar áreas com até dois dentes ausentes.

prótese dentária em zircônia

A zircônia é um óxido metálico branco utilizado para substituir o metal na técnica metalocerâmica. Indicada para o tratamento com prótese dentária fixa em pôntico em áreas com muitos dentes ausentes, é bastante utilizada para procedimentos como a dentadura fixa em porcelana do tipo protocolo sobre implante dentário.

Prótese Dentária Fixa Metalocerâmica (2)

Gostaria de compartilhar em sua rede social?

É só clicar no ícone ao lado para compartilhar

Site criado pela Eriansoft - Todos os direitos reservados.