Criança com o dente quebrado. O que fazer ?

Dente Quebrado Kids 1038x576

Saiba o que fazer quando o seu filho quebrar um dente anterior, das precauções imediatas desde um simples sangramento no local até os problemas mais sérios que podem decorrer no futuro.

CRIANÇA COM O DENTE QUEBRADO. O QUE FAZER ?

Os traumas infantis são bastante comum em qualquer período da infância,  já que a vontade inesgotável de explorar o mundo está ainda aliada  à pouca coordenação motora e `a incapacidade de avaliar os perigos de traumas que cercam as crianças. Mas, então, o que fazer quando o trauma ocorrer e seu filho estiver com o dente quebrado ?

Inicialmente, após o trauma, é preciso (1) acalmar a criança para então iniciar os primeiros atendimentos, ainda no local aonde o trauma aconteceu. (2) O segundo passo é conter o sangramento, quando presente. Os traumas podem estar associados a cortes nos lábios ou face do paciente e também na parte interna dos lábios e bochechas, e estes, quando presentes, devem ser priorizados porque podem levar a grande perda de sangue ou danos estéticos mais severos às crianças.

Trauma Em Crianca
Dente quebrado com grande comprometimento dentário. Observe que a fratura foi próxima à pola inervada e vascularizada do dente.

1. Leve a criança imediatamente ao serviço médico de urgência mais próximo caso ainda existam pontos consistentes de sangramento após vinte minutos decorridos do momento do trauma – incluindo a gengiva no local.

Os traumas dentários em crianças – e adultos – podem, de forma resumida, ser divididos em dois tipos : os traumas aonde o dente é deslocado do osso que o suporta ( chamado de alvéolo dentário ) ou os traumas aonde o dano ocorre apenas ao dente e sem lesões ao osso de suporte, todos independentes ou não da presença de fratura de uma parte do dente da criança. De qualquer forma, o dente quebrado do seu filho tem grandes chances de ser recuperado.

2. Em qualquer situação é importante resgatar a parte dentária fraturada ou o dente avulsionado. Quando o deslocamento total é de um dente-de-leite, o resgaste desse dente não é importante porque o reimplante de um dente-de-leite não é recomendado.

Se o deslocamento total do dente acometer um dente permanente,  lave-o com água filtrada e acondicione-o enrolado a uma gase ou tecido limpo cuidosamente umedecido. Também podem ser utilizados leite ou mesmo a própria saliva da criança. Nos traumas ainda podem acontecer de um dente  intruir no alvéolo dentário ( que é quando o dente é empurrado para dentro do osso ), ou deslocar-se do alvéolo dentário e ficar desalinhado dos dentes vizinhos.  Somente o dentista pode tomar as devidas providências técnicas para solucionar os problemas decorrentes do trauma.

Crianca Dente Quebrado 1
Criança com dente quebrado. Situação comum com soluções eficazes.

3. Não tente reposicionar você mesmo o dente deslocado caso tenha acessado rápido – em até duas horas – a um dentista. Se estiver em um local sem acesso rápido a dentistas, lave extensivamente o dente deslocado com água limpa, e apenas água limpa. A superfície dentária não é como louça que pode ser lavada com água, sabão e esponja !

Dependendo do tamanho da extensão da fratura, o dente quebrado do seu filho pode ser reparado com a parte perdida durante o trauma. Em outros casos uma simples restauração em resina repõe a porção perdida. As duas soluções são realizadas na mesma consulta do atendimento de urgência em consultório, o que pode ser difícil devido ao estresse psicológico sofrido pelo paciente. Entretanto, a reintegração e colagem da parte fraturada e recuperada do dente, dependendo da situação, precisa ser realizada nessa mesma consulta. As restaurações simples sem a colagem do fragmento dentária podem ser realizadas em consulta posterior sem maiores problemas aos dentes e às crianças.

4. Um rx dentário é necessário para verificar a existência de fraturas nas raízes ou, ainda no caso de um dente-de-leite, também verificar se o mesmo afetou o dente permanente que ainda está submerso no osso da criança.

Quando um dente permanente é totalmente deslocado e reimplantado em até duas horas após o trauma, as chances de solução definitiva do problema são grandes. Decorridas essas duas horas o prognóstico para o dente reimplantado não é positivo. É importante saber que o dente quebrado do seu filho tem boas chances de se recuperar e não afetar o dente permanente que ainda não nasceu, já que a maioria dos casos de criança com dente quebrado por trauma permite reparos com ou sem a presença da parte dentária removida durante o trauma.

5. Nos casos que extração do dente ou impossibilidade de reimplantação do dente avulsionado, aguardar o período de cicatrização gengival e planejar com o dentista a necessidade ou não de reabilitação estética ou funcional do dente perdido – e as técnicas disponíveis para o tratamento com próteses dentárias para crianças com dentes quebrados ou perdidos.

Gostaria de compartilhar em sua rede social?

É só clicar no ícone ao lado para compartilhar

Site criado pela Eriansoft - Todos os direitos reservados.