Perda óssea dentária: entenda as causas e como tratar

Perda Ossea

Você sabia que a perda óssea dentária é um problema que compromete as estruturas ósseas bucais, assim como prejudica — e muito — a estética dentária de uma pessoa? Normalmente associada ao desleixo em relação à saúde dos dentes, a situação ocorre especialmente com pacientes que já têm um histórico de doenças periodontais que afetam a estrutura dos dentes e da gengiva.

É válido mencionar que, apesar de existir a possibilidade de o problema ocorrer independentemente da idade, pessoas que já têm a sustentação bucal mais fragilizada tendem a sofrer mais com as consequências.

Por isso, vamos mostrar neste artigo tudo que você precisa saber sobre a perda óssea, incluindo as causas, os sintomas e o tratamento. Continue com a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Qual é a definição da perda óssea dentária?

Caracterizada por ser uma disfunção do tecido ósseo bucal, a perda óssea dentária nada mais é que um problema que diminui o osso ao redor dos dentes — o que prejudica a saúde dentária e a estética do sorriso de uma pessoa.

Em geral, ela pode ser considerada o avanço de uma doença periodontal e é responsável por infeccionar e inflamar a região que sustenta a gengiva e os dentes. Já em um estágio mais avançado, o problema pode causar ainda danos irreversíveis, inclusive a perda dos dentes.

Como identificar o problema?

Por afetar fortemente a saúde de toda a região do periodonto — os tecidos que oferecem a sustentação dos dentes —, os sintomas do problema são visíveis tanto na aparência quanto nas sensações que uma pessoa que sofre com a perda sente. Entre os mais evidentes, é possível mencionar:

  • sensibilidade dos dentes;
  • vermelhidão, irritação e sangramento da gengiva;
  • inflamação na gengiva;
  • mobilidade dentária;
  • mal hálito;
  • dor de dente;
  • retração da gengiva — também conhecida por ser um espaçamento visível entre o dente e a gengiva.

O que a perda óssea pode ocasionar?

Além dos sintomas evidentes que já mencionamos, a perda óssea pode provocar problemas ainda mais sérios. Normalmente, a perda da papila dos dentes — que expõe a raiz dentária — aumenta as chances de ocorrer uma infecção grave.

Gostaria de compartilhar em sua rede social?

É só clicar no ícone ao lado para compartilhar

Site criado pela Eriansoft - Todos os direitos reservados.