Dentes amarelados. Um guia com tratamentos seguros e efetivos.

64961185 - woman holding cigarettes with yellow teeth isolated on blue background, asian

Um guia essencial para recuperar dentes amarelados e escurecidos pelo dia-a-dia com detalhamento de técnicas e tratamentos abordando indicações, problemas vantagens e desvantagens desde a profilaxia, passando pelo claremento dental até as modernas lentes de contato dental e facetas laminadas.

Dentes amarelados. Por que é importante conhecer as causas?

Mais cedo ou mais tarde e você acaba percebendo que seus dentes estão amarelados e sem vida. O problema, que acontece com todo mundo, parece só piorar. E nem adiante apelar para cremes dentais clareadores, técnicas caseiras para clareamento dental ou simpatias. A única maneira para recuperar a harmonia do seu sorriso é mesmo procurar um dentista e dar início aos procedimentos – mas antes de partir para o clareamento dental é preciso conhecer as causas do amarelamento para que a técnica selecionada atue de forma mais efetiva.

A causa mais comum é o consumo excessivo de bebidas e alimentos com corantes. Cafés, tabaco, vinhos e chás são apenas alguns exemplos de substâncias que certamente vão deixar seus dentes amarelados. Outra causa comum é o escurecimento dos dentes pela ingestão de antibióticos ou flúor durante a infância. Febre e traumas nesta época também são causas para a alteração de cor dos dentes.

De qualquer forma, conhecer um pouco mais a fundo as causas e tratamentos é essencial para que seu sorriso recupere a cor e harmonia perdidas com o tempo. E, para isso, basta acompanhar a descrição dos tratamentos para clareamento dental.

Branqueamento ou clareamento dental? É melhor não confundí-las para evitar resultados frustrantes.

Para muita gente, o objetivo do tratamento para clarear dentes amarelados é o branqueamento total. Tecnicamente, entretanto, isso é impossível de ser alcançado por técnicas clareadoras convencionais. Isso porque os produtos utilizados nos tratamentos apenas permitem a remoção dos pigmentos instalados na superfície de esmalte dos dentes – recuperando a cor original dos dentes. Uma confusão que continua dando muito pano pra manga.

O branqueamento dental requer a mudança na coloração original dos dentes, o que não pode ser alcançado por nenhuma técnica de clareamento dental. Apenas os indivíduos cujas cores originais dos dentes são tons próximos ao branco vão conseguir resultados branqueadores. Mudanças radicais para branqueamento de dentes amarelados são o resultado, na maioria das vezes, de técnicas com laminados cerâmicos como lentes de contato dental e facetas em porcelana. Por isso, não se iluda com os resultados do clareamento dental se o seu desejo é obter dentes brancos e impactantes.

Os tratamentos para recuperar dentes amarelados, um a um.

Diversas técnicas clareadoras estão disponíveis para eliminar desde pigmentações leves por alimentos até alterações intensas da coloração provocadas por estruturas nas camadas internas dos dentes. O mais importante é entender as diferenças de indicações e resultados para não conseguir o melhor resultado possível – e sem riscos aos dentes e gengivas. Veja um comparativo das técnicas mais consagradas e entenda como é feita a seleção do tratamento ideal:

profilaxia + polimento dental

O procedimento mais básico pode surpreender pelos resultados. Realizado no consultório durante a consulta de revisão, o procedimento, além de remover as manchas mais profundas, também pode elimimar diversos pigmentos escuros.

✓ indicações

Todos os pacientes e idades, mesmo aqueles sem evidência de dentes amarelos e sem vida.

✓ vantagens

remoção de manchas e pigmentos escuros, prevenção de escurecimento e recuperação do brilho do sorriso.

✓ desvantagens e riscos

nenhum.

abrasão superficial (peeling dental)

A abrasão da superfície dental é uma procedimento antigo e útil na remoção de manchas e linhas em dentes afetados na estrutura dentária. A técnica consiste na aplicação de susbstâncias abrasivas e polimento superficial até que as alterações de colocação estejam eliminadas. É mais conhecido como peeling dental pela associação com a técnica dermatológica.

✓ indicações

dentes manchados por fluorose ou ingestão de antibióticos (tetraciclina) na infancia; febre ou traumas no período de formação do germe dentário.

✓ vantagens

elimar linhas e manchas superficiais para alívio estético pré-clareamento dental.

✓ desvantagens e riscos

formação de cavidades e agressão à cavidade pulpar dentária; não é efetivo para todos os casos.

clareamento dental caseiro

É a técnica mais utilizada e também a que oferece resultados mais efetivos e duradouros. O clareamento de dentes amarelados se dá pela utilização de moldeiras transparentes encaixadas sobre os dentes. Dentro, géis clareadores – peróxido de hidrogênio e carbamida – selecionados em concentrações específicas fazem o trabalho de remover manchas amarelas e escuras.

✓ indicações

escurecimentos e amarelamentos de qualquer tipo para pacientes em qualquer idade, manchamentos por remédios (antibióticos) e flúor.

✓ vantagens

resultados mais efetivos e duradouros comparados às técnicas ambulatoriais (aplicada pelo dentista),

✓ desvantagens e riscos

tempo de tratamento longo, sensibilidade dentária momentânea que pode ocorrer em 70% dos pacientes, dificuldade de utilização em pacientes com retrações gengivais severas.

clareamento dental ambulatorial convencional

É o clareamento dental popularmente conhecido como “branqueamento” profissional. Realizado no consultório pelo dentista, pode ser aplicado em consulta única ou necessitar de até 2 sessões adicionais para que os resultados sejam efetivos. Apesar do preço do tratamento ser semelhante ao clareamento dental caseiro, a opção pelo segundo tipo continua sendo a mais comum pelos resultados mais intensos e duradouros desta.

✓ indicações

qualquer tipo de amarelamento ou manchamento dental (incluídos os causados pela ingestão de antibióticos e flúor na fase de formação dos dentes).

✓ vantagens

rapidez do tratamento, pouca ou nenhuma sensibilidade dental durante ou após o clareamento.

✓ desvantagens e riscos

pode necessitar de repetições para que os resultados sejam efetivos, resultados inferiores ao clareamento dentário caseiro.

clareamento dental ambulatorial otimizado por luz (laser ou led)

Sofisticação e glamour estão associados ao clareamento dental a laser. Mas tanta fama assim não é acompanhada pelos resultados, que, na maioria das vezes, são até mesmo inferiores ao clareamento dentário caseiro. A técnica, semelhante ao clareamento dental ambulatorial convencional, tem na aplicação de luz concentrada o grande diferencial, já que os géis clareadores utilizados nas duas técnicas são exatamente os mesmo.

✓ indicações

qualquer tipo de manchamento ou amarelamento dos dentes em pacientes com qualquer idade.

✓ vantagens

rapidez do procedimento, pouca ou nenhuma sensibilidade durante e após o tratamento.

✓ desvantagens e riscos

pode necessitar de repetições para que os resultados sejam efetivos, resultados inferiores ao clareamento dentário caseiro.

laminados cerâmicos

Lentes de contato dental e facetas laminadas são populares pelos inúmeros casos de transformação de impacto do sorriso em artistas e famosos. A técnica com facetas, por exemplo, permite a construção de lâminas brancas já fora de tons naturais mas essenciais para os indivíduos cujo sorriso branco e estonteante é o que mais importa. A desvantagem da técnica é o preço mais elevado do tratamento e riscos inerentes ao desgastes na superfície dos dentes.

✓ indicações

dentes amarelados, escurecidos ou manchados, independente da causa.

✓ vantagens

resultados máximos comparados às outra técnicas, possibilidade para confeccionar dentes em tons próximo ao branco absoluto, durabilidade.

✓ desvantagens e riscos

desgastes dentários e preço mais elevado do tratamento.

clareamento de dente escurecido por tratamento de canal

Falhas no tratamento de canal (endodôntico) podem resultar em dentes escurecidos. E as causas para o problema vão desde a remoção incompleta de sangue presente na parte interna dos dentes a até mesmo a qualidade dos produtos utilizados no procedimento. A solução é partir para o clareamento interno e externo, ambos realizados concomitantemente em consulta única ou em técnica semelhante ao clareamento dental caseiro.

✓ indicações

alterações de coloração (dentes amarelos ou escuros) por falhas no tratamento de canal.

✓ vantagens

evitar tratamentos mais onerosos como o revestimento com laminados cerâmicos

✓ desvantagens e riscos

irritação da gengiva e osso que circundam as raízes e fraturas radiculares.

Uso combinado de técnicas traz resultados mais efetivos?

A combinação de técnicas para clareamento dental para otimizar ainda mais os resultados é uma alternativa para indivíduos que exigem resultados clareadores máximos. A ideia é unir as potencialidades de cada técnica para que o resultado seja um sorriso com dentes clareadores de forma intensa, duradouro e com redução do amarelamento junto às gengivas. E o mais legal é que, sim, os resultados são mais efetivos ao combinar o clareamento dental caseiro com o procedimento realizado em consultório.

Riscos são pequenos mas precisam, sim, serem levados em conta na hora de selecionar a melhor técnica.

Os tratamentos para clareamento dental realizados com agentes químicos são relativamente seguros aos dentes. Entretanto, erros na indicação e execução técnica ou uso prolongado e frequente dos géis clareadores podem trazer danos às gengivas e dentes. O problema mais frequente é a indicação da técnica caseira em concentrações elevadas em pacientes cujas raízes estão expostas (gengiva retraída), uma situação dolorosa que pode agredir a parte mais interna dos dentes.

Clareando dentes manchados e acinzentados por antibióticos ou flúor.

Uma parcela significativa dos indivíduos em tratamento para clareamento dental é aquela cuja alteração de cor dos dentes não deriva apenas dos pigmentos da dieta. Trata-se dos pacientes cujos dentes estão escurecidos e acinzentados por alterações na estrutura interna dos dentes. As principais delas são o manchamento dos dentes por antibiótico ou flúor, duas substâncias químicas incorporadas aos dentes em momentos de formação das camadas internas (infância).

A tetraciclina é o antibiótico responsável pela formação de dentes acinzentados e com linhas dispostas horizontalmente que podem aparecer nas cores amarelo, cinza, marrom ou branco. O problema, que não afeta a todas as crianças que fizeram uso do medicamento, obtém algum resultado frente ao tratamento para clareamento dental – resultados finais dependem da intensidade de alteração da estrutura dentária interna.

Já o flúor, que é visto principalmente por dentes no tom amarelo e com várias manchas e até mesmo cavidades brancas, requer atenção porque o clareamento dental pode até mesmo piorar a estética dos dentes. Fique atento.

Tendências nos tratamentos com laminados são para técnicas minimamente invasivas.

Quando o desejo é por dentes em tom próximo ao branco absoluto, o revestimento da superfície externa com laminados cerâmicos pode ser a única alternativa. A escolha por cores extremamente claras, que divide a opinião de pacientes e dentistas quanto à harmonia estética final do sorriso, é efetiva desde que realizada na técnica com facetas – lentes de contato dental, por serem muita finas, são limitadas para resultados muito claros em pacientes com amarelamento severo dos dentes.

A tendência para tratamentos com laminados são para as técnicas minimamente invasivas. São os chamados fragmentos cerâmicos, um procedimento que dispensa desgastes na parte externa dos dentes e recobrem parcialmente os dentes. A ideia é evitar desgastes e recobrimentos de forma generalizada, priorizando harmonizar apenas áreas com déficit na forma e cor dos dentes.

Retardando o aparecimento de dentes amarelos e sem vida.

Amarelos, cinzas ou manchados, não importa a coloração, qualquer alteração de cor já é suficiente para acabar com a harmonia do seu sorriso. Mas uma série de dicas que, se não preveniem pelo menos retardam o escurecimento dos dentes, podem ser adotadas – e valem até mesmo para aqueles que recém clarearam o seu sorriso. Veja o que você pode ser feito para previnir o amarelamento dos seus dentes:

✓ evite escovas dentárias com cerdas duras – além do risco elevado para retrações na gengiva, ela riscam os dentes;

✓ consulta semestral para profilaxia e polimento dental são indispensáveis para manter dentes claros e brilhantes;

✓ café, vinho, chá, chimarrão e alimentos com corantes artificiais, se não dá para eliminar o consumo, precisam ser consumidos moderadamente;

✓ cuidado com legumes verdes – o potencial de escurecimento destes alimentos são comparáveis ao café;

✓ uso de cremes dentais com agentes clareadores ajuda, sim, a prevenir o escurecimento de dentes – mas exigem o polimento dental frequente para manter a superfície dos dentes sempre lisas e brilhantes;

✓ aplicação única e mensal da técnica para clareamento dental caseiro é segredo de artistas e famosos para afastar o amarelamento dental.

Gostaria de compartilhar em sua rede social?

É só clicar no ícone ao lado para compartilhar

Site criado pela Eriansoft - Todos os direitos reservados.