Dente escurecido: restauração em resina pode recuperar a cor.

Dente Escurecido Restauração Em Resina Post Blog 1 (1)

Dente escurecido pode, sim, ser recuperado por restauração em resina (faceta em resina). Veja as indicações, vantagens e desvantagens para clarear dentes escuros por trauma, após tratamento de canal ou outras causas

Dente escurecido: o que pode estar acontecendo?

De repente você percebe que um dente com uma restauração em resina está levemente escuro. O que começa com um leve desconforto estético logo passa para um desastre na harmonia do sorriso – e com ele os constrangimentos sociais e profissionais. O maior problema, entretanto, é que, na maioria das vezes, a demora na procura por tratamentos para recuperar a cor original do dente pode trazer complicações dependendo da causa para o escurecimento dental.

Um dente pode escurecer (cinza, marrom ou outros tons escuros) por vários motivos. Alguns deles, como a reabsorção dentária interna ou externa – uma condição autoimune em que o organismo reabsorve o próprio dente – podem até mesmo levar a rápidas perdas dentárias. Veja as principais causas para dentes escurecidos (escuros) que podem estar levando você à loucura a cada dia que passa sem uma solução adequada:

✓ falha no tratamento de canal;

✓ anatomia radicular desfavorável ao tratamento de canal;

✓ reabsorção dentária interna ou externa;

✓ trauma dentário (rompimento do suprimento sanguíneo);

✓ fratura radicular;

✓ escurecimento de restauração em resina

Dente Escurecido E Escuro Tratamento
Dentes anteriores escurecidos durante procedimento para clareamento dental interno.

Clareamento dental interno pode ser ineficiente e costuma recidivar.

O clareamento dental interno é a primeira opção para recuperar dentes escurecidos após tratamento de canal ou trauma. O procedimento, que pode utilizar até 4 consultas para clarear o dente, nem sempre produz resultados satisfatórios. O tratamento consiste em confeccionar um pequeno orifício, em área não estética, que dá acesso à parte interna do dente e permite impregná-lo com um agente clareador que precisa de até 3 dias para fazer efeito.

Dois problemas comuns ao clareamento dental interno são a recidiva dos resultados, um condição que afeta mais da metade dos casos em até 5 anos passados das consultas clareadoras, e os riscos para fraturas ou irritação dos tecidos periodontais durante o procedimento – situações que exigem entendimento pelo paciente de alternativas como a restauração em resina.

 

Dente Escurecido E Escuro Clareamento Dental Interno
Clareamento dental interno: vista interna após remoção de restauração dentária em resina em ambos os dentes.

A restauração em resina no tratamento para recuperar dente escurecido.

A restauração dentária em resina é uma dos procedimentos mais realiazados em consultórios dentários. O material utilizado é um polímero de endurecimento imediato que pode reproduzir com excelência diversas propriedades ópticas como cor, transparências e fluorescências presentes em dentes naturais. As indicações para o tratamento vão da recuperação de dentes escurecidos e fraturados ao fechamento de cavidades cariosas, aplicados de forma local ou recobrindo todo o dente na técnica com faceta dentária laminada.

A faceta em resina é um procedimento bastante comum para recuperar a harmonia do sorriso – a técnica consiste em revestir (laminar) toda a parte estética e visível do dente, corrigindo problemas de cor e forma. O tratamento é realizado em uma única consulta e pode ser eficiente para clarear dentes escuros por diversas causas. A efetividade da técnica depende de vários fatores, mas a severidade de escurecimento dentário é a que mais importa para que os resultados sejam agradáveis, sem sinal evidente de diferença de cor entre dentes anteriores.

Dente Escurecido Faceta Em Resina
Faceta em resina: após a remoção do esmalte dentário, substrato escurecido pronto para a técnica com faceta dentária laminada direta.

Vantagens e desvantagens das faceta em resina.

A restauração dentária na técnica com faceta de resina traz vantagens e desvantagens inerentes às propriedades estéticas (ópticas), de resistência e durabilidade deste material. A seleção do procedimento depende de um checklist cuidadoso realizado pelo dentista para que o procedimento atenda às demandas para clareamento do dente escurecido. Veja as vantagens e desvantagens das facetas dentárias laminadas em resina que precisam ser levadas em conta antes de iniciar o tratamento:

Vantagens

✓ rapidez (realizada em consulta única);

✓ preço mais em conta;

✓ facilidade para reparos;

 

✓ resultados eficientes para escurecimento leves a moderados.

Desvantagens 

✓ perda precoce do brilho;

✓ amarelamento ao longo dos anos;

✓ pequenas fraturas são frequentes;

✓ limitação de resultados para escurecimento dental severo.

Restauração Em Resina Escurecida
Restauração em resina (facetas) escurecidas e com perda do brilho.

Clareamento dental caseiro ou a laser.

O clareamento dental convencional, na técnica caseira ou a laser, é alternativa eficiente para tratar um único dente escurecido? A ideia para recuperar a cor original dos dentes através destas técnicas parece muito boa e simples, mas o fato é que estas técnicas só trazem resultados eficientes quando as causas são as pigmentações escurecidas por corantes alimentares ou ação de bactérias locais que escurecem os dentes.

Por outro lado, o clareamento dental aplicado no lado externo dos dentes antes mesmo de iniciar o tratamento para recuperar o dente escuro recebe atenção especial. A ideia é harmonizar o sorriso através do clareamento de todos os dentes antes de consulta para realizar a restauração em resina, atingindo resultados estéticos mais marcantes e até mesmo facilitando ao dentista a busca por cores mais naturais.

Dentes Escurecido Clareamento Dental Caseiro
Clareamento dental externo é essencial para resultados mais marcantes.

Alternativas: da restauração em porcelana à prótese dentária em zircônia.

As limitações da restauração em resina para recupar dentes escuros podem frustrar pelos resultados, seja para pacientes mais exigentes com a estética do sorriso ou pela severidade do escurecimento dentário. Nestes casos, alternativas mais eficientes como a restauração em porcelana e a prótese dentária fixa em zircônia podem ser a solução para harmonizar a cor e forma dos dentes.

A primeira alternativa é a restauração dentária em porcelana. A diferença nesta técnica é a camada interna bloqueadora do dente escurecido, um dispositivo que corrige os problemas na transparência excessiva de determinados tipos de resina ou em situações mais severas de escurecimento. Realizada em duas consultas, este tipo de procedimento traz todas as vantagens das cerâmicas odontológicas como maior durabilidade e elevada resistência à perda de brilho e amarelamento ao longo dos anos.

Outra técnica eficiente para harmonizar as cores entre dentes naturais e dentes escuros, independente da causa, é a prótese dentária em zircônia, um dispositivo eficiente para bloquear casos severos de escurecimento dental. Indicada para situações em que já existem restaurações dentárias extensas ou riscos para fraturas dentárias, traz resultados estéticos marcantes e pode até mesmo ser utilizada lado a lado de procedimentos mais sofisticados como lentes de contato dental e facetas dentárias laminadas em porcelana.

Restauraçao Em Porcelana Seleção De Cor
Restauração em porcelana: durabilidade e resistência ao amarelamento superior no tratamento de dente escurecido.

Dente escurecido por trauma ou após tratamento de canal exige abordagem cuidadosa.

Dentes escurecidos por trauma dentário como pancadas ou fraturas radiculares não detectadas são comuns. A causa para este tipo de escurecimento dental é o rompimento do suprimento sanguíneo do dente, um condição que leva à necrose dos tecidos internos dos dentes. 

Dentes traumatizados e escurecidos trazem desafios à terapia endodôntica (canal). Fraturas no ápice dentário frequentemente abrem fissuras que não podem ser fechadas durante o procedimento e podem passar despercebidas em exames radiográficos. Outro problema comum é a reabsorção da raiz dentária e do osso que envolve as raízes, condições que podem levar até mesmo à perdas dentárias. 

Restauração em resina escurecida é um problema comum.

Por vezes, pode acontecer o contrário: o dente escurecer após realizada a restauração em resina. Nesses casos, os motivos vão do escurecimento e amarelamento característicos do próprio material pela ação de corantes alimentares e perda da lisura superficial a necrosa pulpar por dano direto à polpa ou ação tóxica dos produtos químicos presentes na resina composta.

A recuperação das resinas escurecidas presentes em restaurações dentárias pode ser realizada em algumas situações. O procedimento, simples, consiste no polimento da superfície atingida para remoção de manchas e perda do brilho. Já as restaurações antigas, por outro lado, cujo corpo do material sofre alterações intensas de cor e não respondem ao tratamento, exigem a remoção do material para harmonizar o sorriso de forma correta.

Todo dente escurece após tratamento de canal?

Ao contrário do que se imagina, nem todo dente escurece após tratamento de canal ou trauma dentário. Condições como a execução inadequada da técnica obturadora e anatomia favorável – algumas raízes dentárias apresentam múltiplos e minúsculos canais que impossibilitam a desinfecção completa – favorecem a estabilidade da cor findo o procedimento endodôntico, evitando este problema que pode ir muito além do que um simples contratempo

Gostaria de compartilhar em sua rede social?

É só clicar no ícone ao lado para compartilhar

Site criado pela Eriansoft - Todos os direitos reservados.