Curiosidades Odontologicas

Saude Beijo Boca

Durante o beijo várias doenças podem ser transmitidas

Até mesmo no momento da paquera é preciso ficar atento a saúde e condições bucais, pois durante um beijo cerca de 250 bactérias são trocadas e uma delas podem transmitir doenças perigosas.

Após o carnaval, os consultórios odontológicos recebem a visita de pacientes com algumas feridas na boca e doenças. Isso ocorre porque a combinação de vários dias de festa, sem descanso, falta de hidratação, alimentação irregular e falta de higiene bucal facilita a contaminação de algumas doenças.

Check Up Saude Bucal

Porque fazer um Check-up da saúde bucal?

Você já ouviu falar em Check-up médico? E em Check-up odontológico? Talvez seja seu primeiro contato, mas saiba que o Check-up Digital, ou Check-up Preventivo na odontologia é uma maneira importante e eficaz de não somente evitar graves problemas bucais como também outras doenças que podem afetar gravemente sua saúde em geral.

Com a realização do Check-up Digital, que é a soma de diversos exames como fotografias em alta definição dos dentes, radiografias e outros, pode-se evitar o aparecimento de muitas doenças bucais, pois ao detectar previamente uma doença em estágio inicial o dentista já pode interferir, fazendo com que o tratamento seja bem mais rápido, sem dor e até mesmo mais barato. Através da boca muitas outras doenças podem chegar ao organismo e por isso o acompanhamento contínuo de um dentista é muito importante. Problemas na gengiva, inflamações, podem, em um estágio mais grave, chegar à corrente sanguínea e afetar outros órgãos, por isso a atenção deve estar redobrada

Garrafas Dente

Conheça os hábitos diários que são prejudiciais aos dentes

Muitos acham que apenas fazer uma boa escovação dos dentes e usar fio dental é o suficiente para manter a arcada dentária saudável, mas o que não imaginam é que alguns hábitos do dia-a-dia podem ser extremamente prejudiciais ao dentes, podendo até mesmo quebrá-los

Saude Bucal

Erros na escovação são prejudiciais à saúde bucal

As vezes na tentativa de mantermos os dentes bem cuidados e limpos acabamos por prejudicá-los, isso porque alguns hábitos que são considerados corretos, na verdade são totalmente prejudiciais aos dentes.

Esses erros normalmente ocorrem principamente durante a juventude, quando os adolescentes estão mais vaidosos e querem a todo momento limpar os dentes com a esperança de que fiquem mais brancos e os deixem com um belo sorriso.

Boa Higiene Bucal

Como fazer uma boa higiene bucal?

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:

• Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
  • A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
  • O mau hálito deixa de ser um problema permanente.

Saude Bucal Jovens

Jovens tendem a ter mais problemas bucais

A fase da adolescência é marcada pelas mudanças que ocorrem, sejam hormonais, corporais ou comportamentais, mas o fato é que todas elas influenciam diretamente na saúde do corpo todo, incluindo a boca.

Cuidar Do Sorriso 2 1080x675

Prevenção é o melhor meio de preservar os dentes até a terceira idade

Segundo dados do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, idosos têm quase 26 dentes extraídos em média por pessoa, e três a cada quatro idosos não possuem nenhum dente funcional. Destes, mais de 36% necessitam de pelo menos uma dentadura.

“A saúde bucal dos idosos brasileiros é crítica, especialmente se vivem em casas de repouso governamentais ou humildes, onde a informação de prevenção bucal praticamente não existe”, avalia o dentista Fernando Luiz Brunetti Montenegro, consultor científico da ABO

Image of dental checkup being given to a woman by dentist with assistant near by

.Check-up Digital Preventivo auxilia na prevenção de doenças bucais

A descoberta precoce de uma doença aumenta as chances de cura na maioria dos casos. Isso também se aplica à saúde bucal. Pensado para antecipar diagnósticos, o Check Up Digital Preventivo é uma tecnologia que trabalha na prevenção de problemas odontológicos.

Idealizado pelo empresário Felipe Torres, o sistema começou a ser usado em 2006, dentro dos cursos que Torres ministra no Brasil voltado aos dentistas empreendedores. “Existem similares no exterior, porém o nosso sistema foi desenvolvido dentro da realidade do paciente no Brasil e hoje mais de 6 mil dentistas utilizam o aparelho”, conta.